EcoPower
Empreender em casal: 04 benefícios e cuidados importantes

Empreender em casal: 04 benefícios e cuidados importantes

Empreender em casal é um grande desafio. Ao mesmo tempo em que os dois têm a oportunidade de unir forças para o alcance de objetivos e metas em comum, é preciso ter equilíbrio e disciplina para separar os papeis pessoais e profissionais.

Mas será que vale a pena dividir, além do casamento, uma sociedade empresarial? É claro que empreender em casal tem seus prós e contras e cada caso é um caso. Mas, via de regra, a resposta é: sim!

Conforme pesquisa realizada pela Universidade de Utah, nos Estados Unidos, o índice de felicidade e satisfação profissional de casais que trabalham na mesma empresa é duas vezes maior do que o de casais que não atuam no mesmo ambiente corporativo.

Outra pesquisa, desta vez desenvolvida pelo ISMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), mostra que trabalhar junto com o(a) parceiro(a) pode gerar menos conflitos e cobranças na relação conjugal, menos exaustão profissional e melhores recursos para lidar com o estresse.

Na sequência, elencamos quatro benefícios e cuidados importantes para quem quer abrir (ou já abriu) um negócio ao lado da pessoa amada. Vem saber mais!

1. Empreender em casal gera empatia

Um dos possíveis motivos para os resultados positivos das pesquisas é o maior grau de empatia. A intimidade de estar lado a lado também durante a rotina de trabalho faz com que fique mais fácil se colocar no lugar do(a) companheiro(a) e compreender as angústias do dia a dia, a carga horária e outros detalhes da vida profissional.

2. Dificuldades fortalecem a parceria

Empreender no Brasil não é fácil. Empreender em casal muito menos. Especialmente nos primeiros meses, vocês devem trabalhar duro – inclusive em feriados e fins de semana – e nem sempre alcançarão os resultados esperados. Por isso, quando o(a) seu(sua) parceiro(a) estiver esgotado(a), seja o(a) motivador(a) dele(a). E vice-versa. Do mesmo modo, não deixe de celebrar as pequenas conquistas do dia rumo a um sonho maior.

3. Maturidade é fundamental

Para conciliar a vida profissional e a afetiva, é fundamental ter maturidade suficiente para separar os conflitos no tempo e no espaço. Então, assuntos profissionais devem ser tratados somente no escritório, durante o expediente, para não desgastar a relação amorosa.  

Da mesma forma, questões conjugais devem ficar restritas ao ambiente doméstico. Muita gente tem dificuldade para encontrar esse equilíbrio e é aí que as parcerias de vida e de trabalho desandam. Lembre-se de que o diálogo é a melhor saída.

4. Paridade nas decisões deve ser valorizada

Sempre que possível, é recomendável evitar relações de subordinação e hierarquia. Assim como no casamento, a sociedade empresarial se torna mais saudável e duradoura quando os dois têm os mesmos direitos e deveres e o mesmo peso nas decisões estratégicas. Sem ordens e sem broncas.

EcoPower Energia Solar

Andereson Oliveira e Náchila Santos comemoram o aniversário de 9 anos da EcoPower Energia Solar

Empreender em casal foi o que motivou a criação da EcoPower Energia Solar. A marca de geração de energia solar fotovoltaica foi criada por Náchila Santos e Anderson Oliveira em 2013, em Barretos (SP), e, desde 2019, transformou-se em uma rede de franquias.

Para que o sonho de se ter o próprio negócio se tornasse realidade, há nove anos, eles chegaram a perder a casa ondem moravam e o carro da família. Mas os sacrifícios foram recompensados. Atualmente, são mais de 250 unidades, espalhadas pelos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. E a maioria dessas franquias é comandada, também, por casais.

“Geralmente, um atua nos bastidores, enquanto o outro toma a frente das vendas. O importante é dividir as tarefas conforme a expertise de cada um e saber que ambos constroem o caminho para o sucesso juntos, independentemente das funções”, afirma Náchila.

Torne-se um(a) franqueado(a)!

Quer abrir uma franquia da EcoPower Energia Solar? Clique aqui e preencha o formulário. Em breve, nossa equipe entrará em contato com você para explicar todos os detalhes.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.