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05 soft skills importantes para se tornar franqueado(a)

05 soft skills importantes para se tornar franqueado(a)

Você já ouviu falar das soft skills? Tratam-se de competências humanas muito valorizadas pelo mercado de trabalho, tanto quanto o conhecimento de sua área de formação profissional (as chamadas hard skills).

No setor de franchising não é diferente. Embora subjetivas e difíceis de mensurar, as soft skills podem ser muito úteis em sua rotina profissional, dependendo da função exercida e do seu segmento de atuação.

Vale dizer que esses comportamentos estão ligados à personalidade e às experiências vividas por cada indivíduo ao longo dos anos. Mas isso não quer dizer que as soft skills sejam inatas.

É claro que é muito mais fácil desenvolver uma habilidade técnica, como o manuseio de um novo equipamento ou software e até mesmo o domínio de um outro idioma. Porém, se houver interesse e dedicação, também é possível aprender e ampliar suas habilidades interpessoais.

A seguir, elencamos 05 soft skills que têm sido bastante procuradas pelas empresas nos processos de recrutamento e seleção de talentos e, certamente, também se aplicam ao contexto do empreendedorismo, especialmente aos franqueados e às franqueadas. Aproveite!

Comunicação

Parece óbvio, mas não é. A comunicação clara e objetiva é fundamental tanto no relacionamento com o público interno, quanto com o público externo, a fim de evitar ruídos e apaziguar conflitos.

No caso de uma franquia, a comunicação deve fluir não só com os colaboradores e clientes finais, mas também com as equipes da franqueadora, que dão apoio e suporte ao negócio. Todas as unidades devem ter um discurso unificado, para fortalecer a marca e potencializar os resultados.

Resiliência

Esse termo, bastante difundido na psicologia, têm ganhado espaço também no universo corporativo. Ser resiliente significa ter capacidade de superar obstáculos e resistir à pressão causada pelas situações adversas do dia a dia (financeiras, emocionais, motivacionais, entre outras).

Em outras palavras, sabemos que estar à frente de um negócio implica em uma série de riscos e desafios, e os empreendedores novatos ou experientes estão sujeitos a erros. Então, quem consegue lidar com os problemas, adaptar-se às mudanças e se reerguer tem vantagens competitivas sobre os demais.

Trabalho em equipe

Imagine-se em um jogo de futebol. Quem tem mais chances de vencer: um time bem entrosado ou aquele com um único craque fominha? Provavelmente, sua resposta foi o time bem entrosado, e é o que ocorre também nas empresas.

Habilidades ligadas ao coletivo, como solidariedade e colaboração, são muito bem vistas pelas lideranças. Isso porque, juntos, somos capazes de construir bases mais sólidas e duradouras para uma empresa. Da mesma forma, se você for – ou desejar ser – um(a) franqueado(a), é importante pensar em como contribuir com a rede.

Graphic designers in a meeting at the office

Atitude positiva

Ninguém quer estar ao lado de pessoas mal-humoradas, que reclamam de tudo ou que fazem fofoca e bullying, por exemplo. Esse tipo de atitude torna o ambiente de trabalho pesado e afeta a produtividade de todos.

Pensar, falar e agir de maneira positiva, portanto, é um atributo desejável, especialmente no quesito clima organizacional. Em vez de perder tempo com lamentações desnecessárias, treine seu autocontrole, reconheça seus exageros diários e foque-se nas soluções.

Organização

É claro que as soft skills citadas anteriormente são muito pertinentes e necessárias, mas uma boa organização também é indispensável, principalmente para líderes e empreendedores.

A organização e o planejamento caminham lado a lado na administração. Com rotinas de trabalho em que sobram tarefas e faltam horas, é fundamental ser organizado(a) e capaz de gerenciar múltiplas prioridades.

Man and wooden cubes on table. Management and marketing concepts

Múltiplas soft skills

Como qualquer ser humano, você pode ter uma ou mais soft skills bem desenvolvidas. O mais importante é estar com a mente aberta para entender as necessidades de seu negócio, sua equipe e seus clientes. Afinal, tudo se resume a gente!

Torne-se um(a) franqueado(a)!

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